Causa e cura da compulsão alimentar

Ansiedade e compulsão alimentar

A ansiedade pode ser considerada a causa primária da compulsão alimentar e da obesidade, e define-se como uma inquietação ocasionada pelo medo do futuro. Trata-se de um transtorno mental que consiste em querer garantir que o futuro seja conforme o desejado. Temos a tendência a tentar garantir nosso futuro (e muitas vezes o futuro de pessoas queridas) a imediato (o daqui a pouco), médio e longo prazo. " Será que ele vai me ligar?" ou "Será que meu filho está indo bem na prova?" ou ainda " O que vou dizer se fulano disser tal coisa na reunião de hoje à tarde?".

Por definição, o futuro não existe e nunca existirá. No exato momento que ele ousa existir, morre imediatamente, dando vida ao presente. E é no presente que podemos sentir e agir. Enquanto sentimos e agimos, não há espaço para ansiedade (e, consequentemente, para a compulsão alimentar).

Tentar viver no futuro é "não viver a vida", é "pensar a vida" ansiosamente.

Mas o ser humano insiste em deixar o presente para tentar viver/garantir o futuro porque teme não obter algo do qual acredita depender a sua felicidade. (Aproveite para refletir agora se você tem segurança de que o seu futuro será como você quer que seja ou se você vive saindo do seu momento presente para pensar ansiosamente sobre seu futuro. Anote o que você concluir)

Ele vai mentalmente ao futuro imaginando como gostaria de viver. Ao cogitar a possibilidade do que imaginou não ocorrer, surge a ansiedade.

E com suas emoções alteradas negativamente por esse estado, vai vivendo tumultuadamente o presente, que ao invés de ser pelno e feliz fica repleto de infelicidade e insatisfação.(Aproveite para refletir em como você tem vivido o seu presente, você tem focado nele ou fica pensando no seu amanhã ou no seu daqui a pouco?)

Não podemos criar o futuro, mas criamos o presente a todo instante, com nossos pensamentos e ações. (Como você tem criado o seu presente?)

O ser humano ansioso tende a tornar-se cada vez mais ansioso, pois a ansiedade torna o presente ruim. O fato do presente do ansioso ser ruim, faz com que ele tente ainda mais desesperadamente garantir que o futuro seja melhor. Estabelece-se então um círculo vicioso de uma pessoa que não vive bem o presente e desloca-se progressivamente para o futuro, piorando ainda mais o presente. 

Sem esperanças sobre o presente ou o futuro e numa tentativa artificial de obter prazer, surgem os vícios, entre eles o vício de comer em excesso, a compulsão alimentar.

Por isso, na terapia de “Emagrecimento pelo autoconhecimento”, não propomos nenhuma dieta forçada, mas o resgate da felicidade e do prazer.

Ao desenvolvermos a capacidade de focar no presente com maior confiança em nós mesmos e na vida, podemos curar a ansiedade e, consequentemente, a obesidade, sem necessidade de dietas impostas. Então a pessoa outrora insatisfeita, encontra paz, satisfação e felicidade e, alimenta-se naturalmente de forma saudável, sem necessidade de dietas impostas. Naturalmente o peso desejado é atingido, dentro das características físicas de cada um.

O vazio interior e a alimentação não saudável ou em excesso

Existem vários graus de insatisfação e de falta de motivação e alegria, que geram diferentes tipos e graus de vícios. Eles variam de pequenos mas frequentes momentos de desânimo ou stress, doenças não graves, pequenos aumentos de peso, pequenas insatisfações no trabalho ou nos relacionamentos interpessoais ou íntimos, vividos de forma esporádica por uma pessoa aparentemente feliz, até casos de grandes transtornos psicológicos e grandes dificuldades e doenças graves.

Muitas vezes as pequenas insatisfações não são facilmente percebidas e as pessoas sentem uma espécie de vazio dentro de si. Apesar desse vazio nem sempre ser consciente, as pessoas tentam preenchê-lo com remédios, viagens, melhores empregos, melhores relacionamentos e também com COMIDA EM EXCESSO OU NÃO SAUDÁVEL.

Cura natural da compulsão alimentar, sem remédios, cirurgias ou dietas forçadas

A cura da compulsão alimentar acontece naturalmente quando a pessoa consegue, através do processo de autoconhecimento, erguer sua autoestima e seu grau de confiança em si e na vida.

Se você tem dificuldades para controlar a compulsão alimentar, agende uma consulta gratuita e encontre o caminho da sua cura.

 

 

Terapia online

Faça terapia de casa, do trabalho ou de qualquer ambiente onde você possa estar em privacidade.

Desde 2006 contabilizamos as diversas vantagens da terapia on line:

Economia de tempo e custos

Estímulo da desinibição para pessoas com dificuldade de concentração

Conforto

Acessibilidade

Privacidade

Entre em contato e obtenha mais informações.

 

 

Contato

Núcleo de Metafísica São Paulo - SP Zona Sul
Av. Senador Casimiro da Rocha
Vila Mariana
próximo ao Metrô Praça da Árvore

São Paulo - SP Zona Leste
Rua João Gomes Ribeiro
Tatuapé
próximo ao Metrô Carrão

Campinas - SP
Av. Machado de Assis - Taquaral
(11) 2509-2600
(19) 99224-0023 (claro ou whatsapp)
atendimento@nucleometafisica.com.br